terça-feira, 4 de junho de 2019

DESENVOLVIMENTO INFANTIL II


Fases do desenvolvimento infantil
As etapas do desenvolvimento infantil foram o principal tema de estudo do psicólogo suíço Jean Piaget.
Jean William Fritz Piaget (9 de agosto de 1896 - 16 de setembro de 1980)
  
Durante o tempo em que trabalhava em uma escola, Piaget se interessou por observar o raciocínio utilizado pelas crianças para responder as perguntas de seus professores.

Posteriormente, passou a observar também os seus filhos e desta forma, acabou por subdividir as fases da infância.

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Confira abaixo as fases do desenvolvimento infantil por idade.

Sensório-motor: 0 a 2 anos


Nessa fase do desenvolvimento, a criança desenvolve a capacidade de se concentrar em sensações e movimentos.
O bebê começa a ganhar consciência de movimentos que, anteriormente, eram involuntários. Ele percebe, por exemplo, que ao esticar os braços pode alcançar determinados objetos.
Durante esse período, ocorre o desenvolvimento da coordenação motora.
Os bebês nessa faixa etária só têm consciência daquilo que podem ver e é por isso que choram quando a mãe sai do seu campo de visão, mesmo que ela esteja muito perto.

Pré-operatório: 2 a 7 anos


Esse é o período onde ocorrem representações da realidade dos próprios pensamentos.
Nessa fase, algumas vezes a criança não tem a real percepção dos acontecimentos, mas sim a sua própria interpretação.
Ao observar um copo fino e alto e um copo baixo e largo que comportam a mesma quantidade, por exemplo, a criança acredita que o copo alto comporte uma quantidade maior.
Durante esse período também é possível notar uma fase bastante acentuada do egocentrismo e a necessidade de dar vida às coisas.
É a fase dos “porquês” e da exploração da imaginação, ou seja, do dito faz de conta.

Operatório concreto: 8 a 12 anos


Nessa fase começa a ser demonstrado o início do pensamento lógico concreto e as normas sociais já começam a fazer sentido para a criança.
A criança é capaz de entender, por exemplo, que um copo fino e alto e um copo baixo e grosso podem comportar a mesma quantidade de líquido.
Nessa faixa etária, o desenvolvimento da criança já contempla conhecimentos sobre regras sociais e sobre o senso de justiça.

Operatório formal: a partir dos 12 anos


Aos 12 anos a criança já possui a capacidade de compreender situações abstratas e experiências de outras pessoas.
Mesmo que a própria criança jamais tenha vivido determinada experiência e nem mesmo nada parecido, ela passa a ter a capacidade de compreender através de situações vividas por outros, ou seja, a compreender situações abstratas.
O pré-adolescente também já é capaz de criar situações hipotéticas, teorias e possibilidades e de começar a se tornar um ser autônomo.

Fonte:https://www.significados.com.br/desenvolvimento-infantil/

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