Fases
do desenvolvimento infantil
As
etapas do desenvolvimento infantil foram o principal tema de estudo do
psicólogo suíço Jean Piaget.
Jean William Fritz Piaget (9 de agosto de 1896 - 16 de setembro de 1980) |
Durante
o tempo em que trabalhava em uma escola, Piaget se interessou por observar o
raciocínio utilizado pelas crianças para responder as perguntas de seus
professores.
Posteriormente,
passou a observar também os seus filhos e desta forma, acabou por subdividir as
fases da infância.
A
teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro
fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório,
operatório concreto e operatório formal.
Confira
abaixo as fases do desenvolvimento infantil por idade.
Sensório-motor:
0 a 2 anos
Nessa
fase do desenvolvimento, a criança desenvolve a capacidade de se concentrar em
sensações e movimentos.
O bebê
começa a ganhar consciência de movimentos que, anteriormente, eram
involuntários. Ele percebe, por exemplo, que ao esticar os braços pode alcançar
determinados objetos.
Durante
esse período, ocorre o desenvolvimento da coordenação motora.
Os
bebês nessa faixa etária só têm consciência daquilo que podem ver e é por isso
que choram quando a mãe sai do seu campo de visão, mesmo que ela esteja muito
perto.
Pré-operatório:
2 a 7 anos
Esse é
o período onde ocorrem representações da realidade dos próprios pensamentos.
Nessa
fase, algumas vezes a criança não tem a real percepção dos acontecimentos, mas
sim a sua própria interpretação.
Ao
observar um copo fino e alto e um copo baixo e largo que comportam a mesma
quantidade, por exemplo, a criança acredita que o copo alto comporte uma
quantidade maior.
Durante
esse período também é possível notar uma fase bastante acentuada do
egocentrismo e a necessidade de dar vida às coisas.
É a
fase dos “porquês” e da exploração da imaginação, ou seja, do dito faz de
conta.
Operatório
concreto: 8 a 12 anos
Nessa
fase começa a ser demonstrado o início do pensamento lógico concreto e as
normas sociais já começam a fazer sentido para a criança.
A
criança é capaz de entender, por exemplo, que um copo fino e alto e um copo
baixo e grosso podem comportar a mesma quantidade de líquido.
Nessa
faixa etária, o desenvolvimento da criança já contempla conhecimentos sobre
regras sociais e sobre o senso de justiça.
Operatório
formal: a partir dos 12 anos
Aos 12
anos a criança já possui a capacidade de compreender situações abstratas e
experiências de outras pessoas.
Mesmo
que a própria criança jamais tenha vivido determinada experiência e nem mesmo
nada parecido, ela passa a ter a capacidade de compreender através de situações
vividas por outros, ou seja, a compreender situações abstratas.
O
pré-adolescente também já é capaz de criar situações hipotéticas, teorias e
possibilidades e de começar a se tornar um ser autônomo.
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