terça-feira, 4 de junho de 2019

DESENVOLVIMENTO INFANTIL - III


Marcos do desenvolvimento infantil

Os marcos do desenvolvimento infantil consistem em certos comportamentos ou capacidades que se esperam das crianças em determinadas faixas etárias.

É importante referir que esses marcos podem acontecer mais cedo para umas crianças do que para outras, mas uma variação de tempo excessivamente grande pode significar algum distúrbio de desenvolvimento.

Confira abaixo as características do desenvolvimento infantil em cada período etário.

Desenvolvimento infantil de 0 a 6 meses




Logo a seguir ao nascimento: o bebê dorme a maior parte do tempo, chora ao sentir desconforto e tem o hábito de sugar a boca.

1 mês: move a cabeça, o olhar é capaz de acompanhar um objeto em movimento, reage a sons, tem a capacidade de focar o rosto de outra pessoa com o olhar.

6 semanas: sorri durante a interação com outras pessoas, fica deitado de bruços.

3 meses: abre e fecha as mãos, mantém a cabeça firme quando está sentado e a eleva quando deitado de bruços, tenta alcançar objetos suspensos, começa a balbuciar sons.

5-6 meses: rola o corpo quando deitado, reconhece pessoas, é capaz de sentar (com apoio), emite sons semelhantes a pequenos gritos para exprimir alegria.

Desenvolvimento infantil de 7 meses a 1 ano


7 meses: é capaz de sentar (sem apoio), segura a mamadeira, passa objetos de uma mão para outra, reconhece o próprio nome, sustenta parte do peso de seu corpo quando está em pé.

9 meses: reage quando os brinquedos são tirados dele, consegue ficar em pé (com apoio), consegue sentar a partir da posição de bruços, começa a falar “papá” e “mamã” ("papai" e "mamãe"), engatinha.

12 meses: é capaz de andar com apoio e de dar um ou dois passos sem apoio, aprende a bater palmas e a “dar tchau”, fala algumas palavras, aprende a ingerir líquidos através de um copo.

Desenvolvimento infantil de 1 ano e 6 meses a 3 anos



1 ano e 6 meses: a criança anda com mais segurança, sobe escadas se apoiando, é capaz de comer certos alimentos sozinha, estabelece comunicação através de um vocabulário de cerca de 10 palavras, desenha linhas verticais.

2 anos – 2 anos e 6 meses: corre com certa segurança, sobe em móveis, ao manusear um livro ou uma revista consegue virar uma página de cada vez, forma pequenas frases, abre portas, sobe e desce escadas sem apoio, indica quando precisa ir ao banheiro.

3 anos: consegue andar de velocípede, vai ao banheiro sozinha, faz perguntas com frequência, conta até 10, sabe formar o plural de algumas palavras, reconhece algumas cores.


Desenvolvimento infantil de 4 a 6 anos



4 anos: consegue pular em um pé só, aprende a atirar bolas, sabe lavar as mãos e o rosto, sobe e desce escadas alternando os pés.

5 anos: consegue agarrar uma bola atirada por outra pessoa, desenha pessoas, sabe pular, sabe colocar a própria roupa e também se despir, conhece um número maior de cores.

6 anos: sabe escrever o seu próprio nome, caminha em linha reta, apresenta fala fluente (usa tempos verbais, plurais e pronomes corretamente), tem capacidade de memorizar histórias, começa a aprender verdadeiramente a compartilhar, começa a demonstrar interesse em saber de onde vêm os bebês.


O que pode influenciar o desenvolvimento infantil?

Apesar da definição do conceito de fases do desenvolvimento piagetiano, o próprio Piaget defende que esse desenvolvimento poder ser beneficiado por certos estímulos e por um ambiente apropriado para crianças.

Os principais fatores que podem impactar o desenvolvimento infantil são:

Ambiente onde a criança vive.
Hereditariedade.
Alimentação.
Problemas físicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário