Marcos
do desenvolvimento infantil
Os
marcos do desenvolvimento infantil consistem em certos comportamentos ou
capacidades que se esperam das crianças em determinadas faixas etárias.
É
importante referir que esses marcos podem acontecer mais cedo para umas
crianças do que para outras, mas uma variação de tempo excessivamente grande
pode significar algum distúrbio de desenvolvimento.
Confira
abaixo as características do desenvolvimento infantil em cada período etário.
Desenvolvimento
infantil de 0 a 6 meses
Logo a
seguir ao nascimento: o bebê dorme a maior parte do tempo, chora ao sentir
desconforto e tem o hábito de sugar a boca.
1 mês:
move a cabeça, o olhar é capaz de acompanhar um objeto em movimento, reage a sons,
tem a capacidade de focar o rosto de outra pessoa com o olhar.
6
semanas: sorri durante a interação com outras pessoas, fica deitado de bruços.
3
meses: abre e fecha as mãos, mantém a cabeça firme quando está sentado e a
eleva quando deitado de bruços, tenta alcançar objetos suspensos, começa a
balbuciar sons.
5-6
meses: rola o corpo quando deitado, reconhece pessoas, é capaz de sentar (com
apoio), emite sons semelhantes a pequenos gritos para exprimir alegria.
Desenvolvimento
infantil de 7 meses a 1 ano
7
meses: é capaz de sentar (sem apoio), segura a mamadeira, passa objetos de uma
mão para outra, reconhece o próprio nome, sustenta parte do peso de seu corpo
quando está em pé.
9
meses: reage quando os brinquedos são tirados dele, consegue ficar em pé (com
apoio), consegue sentar a partir da posição de bruços, começa a falar “papá” e
“mamã” ("papai" e "mamãe"), engatinha.
12
meses: é capaz de andar com apoio e de dar um ou dois passos sem apoio, aprende
a bater palmas e a “dar tchau”, fala algumas palavras, aprende a ingerir
líquidos através de um copo.
Desenvolvimento
infantil de 1 ano e 6 meses a 3 anos
1 ano e
6 meses: a criança anda com mais segurança, sobe escadas se apoiando, é capaz
de comer certos alimentos sozinha, estabelece comunicação através de um
vocabulário de cerca de 10 palavras, desenha linhas verticais.
2 anos
– 2 anos e 6 meses: corre com certa segurança, sobe em móveis, ao manusear um
livro ou uma revista consegue virar uma página de cada vez, forma pequenas
frases, abre portas, sobe e desce escadas sem apoio, indica quando precisa ir
ao banheiro.
3 anos:
consegue andar de velocípede, vai ao banheiro sozinha, faz perguntas com
frequência, conta até 10, sabe formar o plural de algumas palavras, reconhece
algumas cores.
Desenvolvimento
infantil de 4 a 6 anos
4 anos:
consegue pular em um pé só, aprende a atirar bolas, sabe lavar as mãos e o
rosto, sobe e desce escadas alternando os pés.
5 anos:
consegue agarrar uma bola atirada por outra pessoa, desenha pessoas, sabe
pular, sabe colocar a própria roupa e também se despir, conhece um número maior
de cores.
6 anos:
sabe escrever o seu próprio nome, caminha em linha reta, apresenta fala fluente
(usa tempos verbais, plurais e pronomes corretamente), tem capacidade de
memorizar histórias, começa a aprender verdadeiramente a compartilhar, começa a
demonstrar interesse em saber de onde vêm os bebês.
O que
pode influenciar o desenvolvimento infantil?
Apesar
da definição do conceito de fases do desenvolvimento piagetiano, o próprio
Piaget defende que esse desenvolvimento poder ser beneficiado por certos
estímulos e por um ambiente apropriado para crianças.
Os
principais fatores que podem impactar o desenvolvimento infantil são:
Ambiente
onde a criança vive.
Hereditariedade.
Alimentação.
Problemas
físicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário