quarta-feira, 12 de junho de 2019

DITADO - SUGESTÕES

Um ditado por dia nas escolas para aprender as regras de ortografia


Nas últimas décadas, a educação mudou muitoA introdução de novos métodos de ensino significou deixar as antigas estratégias. E os resultados de todas essas mudanças nem sempre foram positivos, ou pelo menos eles não renderam os resultados esperados. Tal é o caso do ditado, um método que, na França, cruzou as fronteiras escolares para entrar em alguns programas de televisão de grande audiência em que o conhecimento ortográfico dos participantes foi avaliado.

No entanto, pouco a pouco o ditado foi deixado de lado, foi relegado ao fundo, especialmente devido a algumas teorias que alegaram que foi um freio na criatividade e livre expressão dos alunos. Assim, em muitas escolas, o ditado e a leitura em voz alta foram considerados tarefas tediosas que não estimularam a aprendizagem da linguagem.

O que aconteceu agora?

Recentemente, após os resultados catastróficos obtido muitos estudantes franceses em testes de linguagem, as autoridades educacionais decidiram dar um passo atrás, tentando tirar alguma distância para entender o que eles têm feito de errado. Eles querem para colocar um fim à perda da qualidade da educação e restaurar a “glória” desta instituição pública, que já foi considerado entre os mais eficientes no mundo.
Portanto, não é surpreendente que as mudanças recentemente, o ministro da Educação Socialista Najat Vallaud-Belkacem, esqueceu corantes modernista estava propondo que recorrer a velhas receitas como incluir aulas emitido diariamente um padrão que todas as escolas devem seguir.
E não é menos porque os números indicam que o conhecimento das regras gramaticais do francês entrou em colapso nas últimas décadas. Estima-se que em 2010, 51% dos estudantes franceses dominaram a ortografia e a gramática, cinco anos depois, apenas 45% tinham esse conhecimento.
É claro que esta medida também tem vários detratores, que afirmam que um ditador não é mais do que um teste de avaliação. No entanto, outros professores concordam com a medida e pensam que é simplesmente uma questão de voltar para as origens, para fortalecer as bases dos alunos da escola primária.

Qual é o propósito do ditado?

Quando o ditado é feito, primeiro ocorre um processo de compreensão e retenção da estrutura semântica. Os alunos não devem apenas identificar as palavras, mas também entender o texto porque só então eles podem escrever. Portanto, o ditado não só serve para melhorar a ortografia e conhecer as regras da gramática.
Na verdade, também é útil para os alunos aprender novas palavras e seguir o fio da leitura melhor. Além disso, serve como treinamento para que eles aprendam a escrever mais rápido e no futuro eles podem tomar notas. Na verdade, existem diferentes tipos de ditado, o ditador do secretário, por exemplo, implica que os alunos escrevem o que eles lembram e depois trabalham em grupos para construir o texto usando todas as notas.
Por outro lado, existem ditados criativos, nos quais o professor apenas fornece os adjetivos, substantivos, verbos e advérbios do texto para que os alunos adicionem artigos, preposições, pronomes e conjunções. Em outros casos, a parte ditada de uma idéia, e cada aluno cria uma frase, que ditará ao grupo, para compor uma história entre todos.
Claro, o ditado também é muito útil como ferramenta de avaliação e auto-avaliação. Os alunos podem ver seus erros e saber em quais aspectos eles devem tentar mais, enquanto o professor pode verificar o progresso da classe e identificar os problemas sobre os quais devem enfatizar mais.

--------------------********************--------------------




DITADO COM IMAGENS

O professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra.

Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.



DITADO COM DICAS

O professor dá as “dicas” para o aluno descobrir a palavra.
” É amarelo, redondo e ilumina a Terra”. (Sol)

” É cheiroso e usamos para tomar banho”.(sabonete)

Variação: os alunos dão as dicas para os colegas.


DITADO RELÂMPAGO

Este ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas.

Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.

O aluno lê a palavra.

O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.


AUTO DITADO

Os alunos escrevem uma lista de palavras que quiserem.

Eles gostam muito deste tipo de ditado e ao fazê-lo aumentam sua auto-confiança, procurando melhorar cada vez mais e errar menos.


DITADO DE MEMÓRIA VISUAL

O professor mostra uma gravura com desenhos de diversos objetos, animais, tipos de alimentos, frutas, etc.

É dado um tempo para os alunos memorizarem os objetos que constam na gravura.

Depois, o professor retira a gravura e os alunos procuram escrever os nomes dos objetos.

Quem escrever mais palavras será o campeão.
Variação: em vez de mostrar desenhos ou gravuras, o professor mostrará um grupo de palavras de treinos ortográficos estudados pelos alunos.


DITADO COCHICHO

O professor mostra a palavra numa ficha ou escreve no quadro.
Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.

Os alunos lêem a palavra em voz alta.

Os alunos escrevem a palavra.

Depois, conferem se escreveram a palavra certa.


DITADO DESENHADO

Ler as palavras das fichinhas e fazer os desenhos correspondentes nos quadrinhos.


DITADO RECORTADO

Colar ou copiar no lugar certo das palavras correspondentes aos desenhos.



DITADO ADEDANHA

O professor sorteia uma letra do alfabeto.

Os alunos vão escrever nomes: animal, planta, objeto, etc.



DITADO DE BINGO

O professor prepara as cartelas do bingo com as palavras.

Os alunos marcam com um X as palavras que forem sorteadas.



DITADO ENIGMÁTICO

Escrever somente a 1ª letra do desenho e descobrir as palavras.

EX: desenhos peteca, olho, rato, tartaruga, anel. P O R T A



DITADO SURPRESA

Coloque alguns objetos dentro de uma caixinha bem bonita e passe durante a aula pela sala. As crianças vão tirando os objetos e escrevendo sua lista.


DITADO LACUNADO



O aluno recebe a cópia de um texto do qual foram retiradas algumas palavras. Sua tarefa é acompanhar a leitura do professor e completar as lacunas. A atividade permite ao professor selecionar os aspectos que pretende explorar, como palavras acentuadas, r ou rr, l ou u, s ou ss, por exemplo. Outra maneira de trabalhar com o ditado lacunado é envolver os alunos na seleção de palavras que eles considerem difíceis. Em geral essas palavras são aquelas em que há o emprego de letras rivais para uma mesma posição. Um grupo de alunos seleciona previamente as palavras que devem ser omitidas da cópia e dita o texto aos demais. Depois outro grupo realiza a tarefa.


DITADO EM DUPLAS

O professor seleciona um pequeno trecho que deverá ser ditado e organiza a turma em duplas heterogêneas, envolvendo os alunos com maior ou menor facilidade em ortografia. Quem tem maior dificuldade dita primeiro. Além de ditar, o aluno deve também acompanhar o que o colega está escrevendo e apontar os erros que for encontrando. Depois quem escreveu primeiro dita ao outro o mesmo texto. Isso permite que a criança com mais dificuldades possa obter melhores resultados e se encoraje para aceitar novos desafios.


JOGO DE DITADO

Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.


DITADO COM ADIVINHAÇÕES

Você cria quadrinhas com características de determinados objetos, animais, os alunos tem que descobrir do que você está falando e escrever o nome.

Ex.: sou pequena, redonda e faça a alegria dos meninos. Sou a ______ 



DITADO MUSICAL

Coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela pára, os alunos devem escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.

DITADO COMPLETANDO FRASES

A professora escreve uma frase incompleta e dá 2 ou 3 opções de palavras para que os alunos completem a frase. Essas palavras não são escritas. Ex.: A casa é__________. (pequena, amarela, bonita).
Pode aumentar o grau de dificuldade pedindo que completem a frase com duas palavras.


DITADO RELÂMPAGO DE FRASE

A professora escreve uma frase e pede que leiam. Em seguida, apaga a frase e pede que escrevam.


JOGO DE DITADO

Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.


DITADO COM APOIO

Colocar um cartaz com as sílabas, acentos, r, s, n, m, l, u e vogais. Ao falar uma palavra, apontar para as sílabas da mesma. Em seguida as crianças escrevem a palavra ditada. Funciona como um “jogo da memória”.


---------------***************---------------

MODELOS DE FICHAS PARA DITADO
























Nenhum comentário:

Postar um comentário