Psicologia
do desenvolvimento infantil
A
psicologia do desenvolvimento infantil é responsável por estudar as alterações
que ocorrem no comportamento do ser humano durante a infância e defende que ele
precisa passar por algumas etapas de aprendizado para finalmente adquirir
determinada capacidade.
Esse
estudo engloba não só o desenvolvimento emocional/afetivo (emoções e
sentimentos), mas também o cognitivo (conhecimento/razão), o social (relações
sociais) e o psicomotor (funções motoras e psíquicas).
A
psicologia do desenvolvimento busca estudar também os fatores que promovem as
mudanças de comportamento que levam a determinado fim.
O
psicólogo suíço Jean Piaget, fez uma analogia entre o desenvolvimento infantil
e o desenvolvimento de um embrião: ele considerou que o percurso do
desenvolvimento infantil consistia em fases e que a conclusão de uma
determinada fase era condição necessária para passar à fase seguinte, ou seja,
defendia que o desenvolvimento ocorria de forma sequencial, sem pular etapas.
Piaget
definiu o desenvolvimento cognitivo como uma espécie de embriologia mental.
A
construção da criança enquanto indivíduo está diretamente relacionada com o
ambiente que a cerca. A demanda do ambiente pode influenciar diretamente o
alcance de determinadas capacidades.
Essa
condição estabelece algumas relações do desenvolvimento infantil com a
aprendizagem: uma criança que não sofre estímulos, pode, por exemplo,
desenvolver certas capacidades mais tarde ou até mesmo vir a não
desenvolvê-las.
Em
outras palavras, se o ambiente não demanda, a criança pode não “reagir” e não
“construir”.
Em
suma, a psicologia do desenvolvimento infantil defende que a construção
acontece através da interação com o meio.
A
importância do brincar no desenvolvimento infantil
As
brincadeiras e jogos constituem uma parte fundamental do processo de
desenvolvimento infantil.
Através
das brincadeiras, as crianças têm a possibilidade de explorar seus sentimentos
e emoções e também seus medos e angústias.
O
lúdico também permite que as crianças criem situações hipotéticas que auxiliam
no desenvolvimento das capacidades de reflexão, análise, raciocínio, imaginação
e criatividade.
A
brincadeira com outras crianças, por exemplo, ensina a criança a partilhar seja
um brinquedo ou mesmo um espaço. Desta forma, a socialização ajuda a criança a
ultrapassar a fase do egocentrismo.
Teoria
de Piaget vs. teoria de Vygotsky
No
domínio da psicologia, Jean Piaget e Lev Vygotsky foram grandes estudiosos do
desenvolvimento infantil.
AdicioLev Semyonovich Vygotsky (17 de novembro de 1896 - 11 de junho de 1934) |
Ambos
são considerados construcionistas e interacionistas, pois defendem que nada
acontece sem uma interação e que tudo precisa passar por um processo de
construção até alcançar determinado fim.
A
diferença entre a teoria de Piaget e a teoria de Vygotsky são as mediações
utilizadas para abordar a interação.
Piaget
considera que a interação se dê por meio da ação da criança. Desta forma ocorre
uma troca com o meio; a criança age e aprende por experiência própria, não há
uma pessoa ensinando.
Para
Vygotsky, a mediação ocorre por meio de ferramentas culturais, ou seja, o
aprendizado ocorre quando a criança interage ou coopera com pessoas que fazem
parte do seu ambiente. Posteriormente, esses processos de aprendizados são
internalizados e passam a fazer parte do desenvolvimento independente da
criança.
Em
outras palavras, para Vygotsky o desenvolvimento infantil é resultado do
convívio social.
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