terça-feira, 4 de junho de 2019

DESENVOLVIMENTO INFANTIL - IV


Psicologia do desenvolvimento infantil

A psicologia do desenvolvimento infantil é responsável por estudar as alterações que ocorrem no comportamento do ser humano durante a infância e defende que ele precisa passar por algumas etapas de aprendizado para finalmente adquirir determinada capacidade.
  
Esse estudo engloba não só o desenvolvimento emocional/afetivo (emoções e sentimentos), mas também o cognitivo (conhecimento/razão), o social (relações sociais) e o psicomotor (funções motoras e psíquicas).

A psicologia do desenvolvimento busca estudar também os fatores que promovem as mudanças de comportamento que levam a determinado fim.

O psicólogo suíço Jean Piaget, fez uma analogia entre o desenvolvimento infantil e o desenvolvimento de um embrião: ele considerou que o percurso do desenvolvimento infantil consistia em fases e que a conclusão de uma determinada fase era condição necessária para passar à fase seguinte, ou seja, defendia que o desenvolvimento ocorria de forma sequencial, sem pular etapas.

Piaget definiu o desenvolvimento cognitivo como uma espécie de embriologia mental.

A construção da criança enquanto indivíduo está diretamente relacionada com o ambiente que a cerca. A demanda do ambiente pode influenciar diretamente o alcance de determinadas capacidades.

Essa condição estabelece algumas relações do desenvolvimento infantil com a aprendizagem: uma criança que não sofre estímulos, pode, por exemplo, desenvolver certas capacidades mais tarde ou até mesmo vir a não desenvolvê-las.

Em outras palavras, se o ambiente não demanda, a criança pode não “reagir” e não “construir”.

Em suma, a psicologia do desenvolvimento infantil defende que a construção acontece através da interação com o meio.

A importância do brincar no desenvolvimento infantil

As brincadeiras e jogos constituem uma parte fundamental do processo de desenvolvimento infantil.

Através das brincadeiras, as crianças têm a possibilidade de explorar seus sentimentos e emoções e também seus medos e angústias.

O lúdico também permite que as crianças criem situações hipotéticas que auxiliam no desenvolvimento das capacidades de reflexão, análise, raciocínio, imaginação e criatividade.

A brincadeira com outras crianças, por exemplo, ensina a criança a partilhar seja um brinquedo ou mesmo um espaço. Desta forma, a socialização ajuda a criança a ultrapassar a fase do egocentrismo.

Teoria de Piaget vs. teoria de Vygotsky

No domínio da psicologia, Jean Piaget e Lev Vygotsky foram grandes estudiosos do desenvolvimento infantil.

AdicioLev Semyonovich Vygotsky (17 de novembro de 1896 - 11 de junho de 1934)

Ambos são considerados construcionistas e interacionistas, pois defendem que nada acontece sem uma interação e que tudo precisa passar por um processo de construção até alcançar determinado fim.

A diferença entre a teoria de Piaget e a teoria de Vygotsky são as mediações utilizadas para abordar a interação.

Piaget considera que a interação se dê por meio da ação da criança. Desta forma ocorre uma troca com o meio; a criança age e aprende por experiência própria, não há uma pessoa ensinando.

Para Vygotsky, a mediação ocorre por meio de ferramentas culturais, ou seja, o aprendizado ocorre quando a criança interage ou coopera com pessoas que fazem parte do seu ambiente. Posteriormente, esses processos de aprendizados são internalizados e passam a fazer parte do desenvolvimento independente da criança.

Em outras palavras, para Vygotsky o desenvolvimento infantil é resultado do convívio social.



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